Controlo de Caudal e Nível numa Rede de Canais e Reservatórios I


Introdução

A água é, sem dúvida nenhuma, um dos recursos estratégicos do século XXI. Nesse sentido, a capacidade de gerir este bem precioso com o objectivo de reduzir desperdícios na sua utilização em geral é crucial. No caso concreto dos sistemas de distribuição de água para rega essa necessidade é ainda mais premente quando se tem em conta as limitações tecnológicas dos sistemas presentemente instalados.

Portugal, com o projecto da barragem do Alqueva, prepara-se para construir uma extensissima rede primária de distribuição de água para rega que exige metodologias de controlo e regulação avançadas. Com esta proposta de TFC pretende-se iniciar o estudo e formação necessários para ganhar massa crítica no DEEC/IST no sentido de vir a estar em condições de propor e executar essas metodologias.


Objectivos

Pretende-se desenhar observadores e controladores óptimos, para o Canal Experimental da Universidade de Évora.

Os observadores e controladores desenvolvidos deverão ser implementados no canal existente no Pólo da Mitra da Universidade de Évora. Pretende-se também realizar um conjunto de testes preliminares de avaliação do desempenho por comparação com mecanismos clássicos de controlo, entre outros testes.

Requisitos e descrição do projecto

Este trabalho destina--se a um grupo de um/dois alunos, os quais deverão ter uma formação sólida em Programação e Controlo de Sistemas. É também desejável alguma familiarização com a área da Optimização e Algoritmos.

As principais etapas do projecto são as seguintes:
o Familiarização com o problema;
o Familiarização com o Canal Experimental de Évora;
o Definição da arquitectura de controlo a implementar no canal;
o Implementação do controlador nas instalações;
o Testes de desempenho;
(16)